Uma visita a São Luís do Quitunde,Alagoas.

História

O povoado de São Luís do Quitunde foi originado de uma pequena aldeia indígena, descoberta em 1624 pelo holandês Albert Sourth.
Os holandeses, quando estiveram em São Luís do Quitunde, ergueram um forte à margem do rio Sauassuí (atual rio Paripueira) e ainda um canal revestido de ladrilhos, para escoar a madeira.
A intensificação do povoamento se deu por volta de 1870, quando surge o comércio no Engenho Castanha Grande. O engenho pertencia ao major Manoel Cavalcante, que doou a seu filho, Joaquim Machado Cavalcante, as terras do Engenho Quitude, onde foi fundado o povoado e para onde transferiu a estrutura do Engenho Castanha Grande.
O comércio do açúcar desenvolveu o povoado e mais casas comerciais forma surgindo.
Elevado à condição de município com o nome de São Luís do Quitunde (lei estadual nº 15, de 16 de maio de 1892) em 1892, desmembrada de Passo de Camaragibe. Quitude era o nome do Engenho e São Luís foi uma homenagem ao rei Luís da França.Dista 52 km de Maceió pela rodovia AL-101 e AL-413.












Vista parcial da cidade de São Luís do Quitunde hoje.

Comentários

  1. Claudeval, boa tarde! Sou pesquisadora da Multirio, empresa Municipal de Multimeios, vinculada à Secretaria de Educação do Rio de Janeiro, que produz midia educativa para os launos da rede. Estmoas produzindo uma série televisiva com funcionários das escolas do município do Rio. Um deles nasceu em São Luís do Quitunde. Gostaria de saber se as fotos aqui postadas são suas, e se poderia reproduzir algumas de suas fotos postadas nesse blog. Certamente os créditos serão devidamente dados ao fotógrafo. Obrigada, Fernanda Torres fernanda.torres@multirio.rio.rj.gov.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas